Páginas

domingo, 7 de novembro de 2010

DCE Independente Para Construir a UFMG que Queremos

Você acha que o DCE tem se preocupar mais em elogiar as medidas do governo e da reitoria ou em identificar os problemas e propor soluções? Na nossa opinião o DCE tem o papel de cobrar do MEC, do governo federal e da reitoria todas as medidas necessárias para garantir a qualidade da educação e os direitos dos estudantes. Para que isso aconteça é imprescindível a independência desta entidade. O DCE não pode continuar reproduzindo tudo o que diz a reitoria e o governo Federal. Só um DCE democrático e independente de qualquer governo ou reitoria tem a força e autonomia necessária para fazer valer a voz dos estudantes.
A atual gestão do DCE não conseguiu nos representar. Tudo o que fez foi defender de forma acrítica e cega a reitoria e o governo federal perante os estudantes. Assim foi, por exemplo, quando o Novo Enem foi aprovado na UFMG, houve uma votação no Conselho de D.A's em que 10 D.A's se posicionaram contra a adesão em 2011 ao Novo Enem e apenas 1 D.A era a favor. Mesmo sabendo que a maioria das entidades de base eram contra essa adesão, mesmo tendo assistido a um ato com mais de 2000 estudantes indignados com tal adesão, ainda assim o DCE defendeu a política do governo e votou a favor dela no Conselho Universitário, sendo esse voto decisivo para a adesão.
Essa postura do DCE de não ligar pro que a gente acha e se afastar completamente do nosso cotidiano tem um motivo, que é o problema da independência. E isto explica principalmente porque esse DCE é ligado à direção majoritária da UNE, que só durante o governo Lula recebeu mais de 10 milhões de reais. Parece muito né? Mas se pro governo custou caro, pros estudantes isso foi muito mais caro. Dez milhões de reais foi o preço do silêncio da entidade que na verdade reproduz e dissemina a pior postura que pode existir no movimento estudantil: a apatia.
Nossa chapa é formada por estudantes que estão nos D.A’s, C.A’s e Coletivos da UFMG. Também nos articulamos com colegas de outras universidades e reunimos em nossa chapa grupos que tem idéias diferentes, mas estão todos unidos quanto o assunto é defender a universidade pública. Por isso juntamos nessa melodia estudantes que constroem a ANEL (Assembléia Nacional dos Estudantes-Livre) e a esquerda da UNE. Esta chapa foi construída através de um chamado amplo a todos os setores do movimento estudantil da universidade, baseado na construção de um programa comum: a defesa da UFMG pública e gratuita. Achamos que o principal é unir forças para tornar o nosso DCE novamente uma entidade independente para lutar por uma universidade e uma sociedade melhor.

Um comentário:

  1. Olá à todos da chapa 6! Meu nome é Charles e estou no 2º Período de Administração na UFMG: sempre em minha vida estudantil procurei apoiar e incentivar o movimento livre de amarras políticas com partidos e órgãos governamentais, pois essa situação é anti-democrática e nociva ao avanço das reivindicações dos estudantes! Achei a proposta de vocês interessante e contarão com meu voto e se possível de meus colegas de curso também! Boa sorte!

    ResponderExcluir